Salvos do pecado
- Igreja Palavra da Vida
- 19 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Ministrante: Pr. Sebastião Gomes
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 16 de setembro de 2018.
João 5: 16-47 24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.

Mc 1:15 - Desde o princípio Deus estabeleceu Seu projeto de Salvação. Quando Adão e Eva desobedeceram ao Senhor, o pecado passou a reinar e o ser humano passou a ser escravo do pecado, recebendo como penalidade e castigo a própria morte (Rm 6:23). Mas Deus em Sua infinita misericórdia enviou Seu Filho para libertar os Seus da escravidão do pecado. E por causa do sacrifício de Jesus na cruz nós fomos justificados e salvos do castigo da morte; e como novas criaturas passamos por um processo de santificação, onde somos libertos do poder do pecado; e virá o dia que seremos glorificados, livres totalmente da presença do pecado.
Salvos da Penalidade do pecado (Justificação) – “Deus foi generoso e derramou o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, fiquemos livres de qualquer culpa e recebamos a vida eterna que esperamos” (Tt 3:6-8). Por um só homem entrou o pecado e condenação do mundo, e por um só homem a Graça foi derramada sobre nós (Rm 5:1-21). Com a Graça de Deus, nós fomos justificados, pois o castigo que estava destinado para nós foi carregado de uma vez por todas por Cristo Jesus (Is 53:4-6), nos livrando da culpa e entregando a nós a vida eterna (Hb 9:11-14).
Salvos do Poder do pecado (Santificação) – “Quem é filho de Deus não continua pecando, porque o Espírito de Deus age nele. E não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai” (1 Jo 3:6). Com o sacrifício de Jesus nós fomos justificados e libertos da escravidão do pecado. Porém somos libertos do poder do pecado a medida que aceitamos a presença de Cristo em nossas vidas. Se dizermos que não temos pecado estamos enganando a nós mesmos, pois nascemos em um corpo corruptível (1 Jo 1:8-10). Mas se Cristo está em nós, e nova criaturas somos, então nós somos santificados e o pecado não tem poder sobre nós, pois a prática contínua do pecado foi morta com o velho homem.
Salvos da Presença do pecado (Glorificação) – “Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões! Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos” (Ap 22:14-15). Já fomos justificados com o sacrifício do Cordeiro, matamos a velha criatura e nascemos em Cristo, agora chegará o dia em que ressuscitaremos como Jesus e viveremos no Seu Reino onde a presença do pecado não existirá.
Em 1 Co 6:9-11 Paulo descreve uma lista de práticas pecaminosas, e afirma que as pessoas que cometem tais práticas não herdarão o Reino dos Céus. Esse mesmo texto é finalizado com a afirmação que, outrora nós praticávamos todos esses pecados e sofreríamos o castigo eterno, mas hoje somos lavados pelo sangue do cordeiro, e chegará o dia em que seremos glorificados. “Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, santificados, e justificados no nome do Senhor Jesus Cristo”.
Comments