Amai-vos uns aos outros
- Igreja Palavra da Vida
- 26 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Ministrante: Pr. Jean Rubens
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 24 de junho de 2018.
Romanos 12: 9 Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. 10 Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito [...] 13 Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas. 14 Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. 15 Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. 16 Tenham por todos o mesmo cuidado. 17 Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. 18 No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas [...] 20 Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água...”

Cristo em sua infinita sabedoria, misericórdia e amor, nos ensinou dois importantes mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas; e amar o próximo como a nós mesmos (Lc 10:27). No livro de Romanos o autor nos orienta a seguir a prática desses ensinamentos, para que Aquele que é o próprio Amor (1 Jo 4:8) conduza nossas vidas.
O amor é verdadeiro (vs. 9) – Não se pode amar alguém por interesse, ou dizer que ama alguém apenas porque ela é boa para você. Deus nos amou sem nós merecermos, devemos expressar este amor até para aqueles que o rejeitam. Como poderemos amar a Deus que não vemos, se não amamos aqueles que estão ao alcance dos nossos olhos.
O amor é respeitoso (vs 10) – O amor não pode vim separado do respeito, os dois andam juntos. Aquele que ama, respeita. Aquele que ama, pensa antes de falar para que palavras torpes não machuquem o próximo. Aquele que ama, se coloca no lugar do outro. Quem ama não é grosseiro nem egoísta, não se irrita fácil e nem guarda mágoas.
O amor suporta (Ef 4:2) - “Sejam humildes, bem-educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor”. Você não vai conseguir amar alguém pela sua própria força, primeiro você terá que pedir que o amor sobrenatural de Deus alcance teu coração. Quando o amor de Deus preenche nossos corações, ai então estaremos cheios para trasnbordar.
O Amor sabe perdoar (Cl 3:13) – A palavra do Senhor nos orienta a amar até mesmo aqueles que nos perseguem (vs. 14), e nos ensina há pagar com amor ao invés de agir com vingança (vs. 17), porque aquele que recebe do amor de Deus se torna semelhante à Cristo (Jo 13:35). Portanto, aquele que é de Cristo ama, e sabe perdoar.
Quem ama é hospitaleiro (vs. 13); quem ama ajuda (vs. 13); quem ama abençoa (vs. 14); quem ama se alegra com a felicidade do próximo, e se entristece com sua dor (vs. 15); quem ama cuida (vs. 16); e aquele que ama se torna semelhante a Jesus (vs. 17-20). Pratiquemos pois, este amor que nos foi entregue por Deus, sejamos semelhante a Jesus no agir, pensar e falar, venhamos sempre nos colocar no lugar do próximo, e ama-lo com o amor de irmãos.
Comentários