Exemplos de Fé
- Igreja Palavra da Vida
- 16 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Sebastião Gomes
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 13 de janeiro de 2019.
Hebreus 11: 1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”.
Apostolo Paulo escreve aos hebreus falando do bom testemunho de fé que muitos dos seus antepassados receberam. Como exemplo ele cita Abel, que pela fé entrega seu sacrifício a Deus e é considerado como justo, e apesar de ter sido morto o seu testemunho ainda fala através da fé (vs. 4). O próprio Enoque por conta da sua fé foi arrebatado, uma fé tão grande que agradava a Deus e por isso ele não experimentou a morte (vs. 5). Enquanto Noé, por meio da sua fé salvou sua família e foi considerado herdeiro de justiça (vs. 7).
Abraão é o exemplo mais conhecido de homem de fé. Por ter obedecido a Deus, dirigindo-se sem saber, a um lugar que mais tarde receberia como herança, não visando por bênçãos terrenas como cumprimento de uma promessa, mas esperando por uma cidade cujo o arquiteto e edificador era o próprio Deus (Hb 11:8-10). Pela fé Abraão recebeu por filho Isaque, mesmo sua esposa sendo estéril e ambos possuindo idade avançada (Hb 11:12). Pela fé Abraão ofereceu seu filho Isaque como sacrifício, porque acreditava na fidelidade Daquele que havia feito a promessa sobre sua descendência sendo considerada através do seu filho Isaque (Hb 11:17-19).
A existência de Moisés foi protegida por conta da fé que seus pais tiveram, não temendo um decreto do rei que definia a morte do seu filho recém-nascido (Hb 11:23). Pela fé Moisés preferiu ser maltratado com o povo de Deus, visando uma recompensa espiritual. Pela fé ele saiu do Egito, não temendo a ira do rei, atravessou o mar vermelho, e perseverou, porque via Aquele que é invisível. Pela fé Moisés celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas (Hb 11:27-29).
Todos esses homens na fé morreram sem receber o que tinha sido prometido, porque mais que o cumprimento de uma benção terrena, eles visavam ver uma pátria celestial. Mas todos, mesmo depois de suas mortes, tiveram o cumprimento da maior promessa, a vinda do Salvador estabelecendo bênçãos espirituais em um reino celestial (Hb 11:40).
Da mesma forma como esses homens fixaram seus olhos na maior promessa de Deus, visando sempre por uma recompensa espiritual e não terrena, que nós também possamos ter nossos anseios voltados aquilo que vem do alto. Que possamos viver de acordo com o padrão de exemplos de fé apresentado a nós (Fp 3:17), pois somos peregrinos neste mundo, e herdeiros de uma promessa celestial.
Comments