top of page

Aqueles que têm Sede

Ministrante: Pr. Joseilas Karvalho

Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 23 de setembro de 2018.

João 4: 13 Então Jesus disse: — Quem beber desta água terá sede de novo, 14 mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. 15 Então a mulher pediu: — Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede.
De que você tem sede? Ler João 4:1-42

No contexto de João 4, os Judeus e Samaritanos divergiam suas crenças em vários aspectos, chegando ao ponto de não tolerarem um ao outro. No verso 4 mostra que Jesus precisou sair da região da Judeia e ir para Galileia passando pela região de Samaria. Jesus transforma uma necessidade em um propósito. Chegando naquela região Jesus se aproxima do poço em Samaria, não somente porque tinha sede ou porque precisava passar por ali para chegar à Galileia, mas porque havia um propósito a ser cumprindo naquele lugar. Era necessário que aquela mulher Samaritana se encontrasse com Jesus e que toda aquela cidade reconhecesse que Ele era a única Fonte de Vida Eterna.


Era por volta de meio dia quando o encontro entre Jesus e a mulher Samaritana aconteceu (Jo 4:6). Não era uma hora comum para se buscar água em um poço. O que nos leva a pensar sobre quais motivos teriam levado aquela Samaritana a querer buscar água em um horário em que normalmente ninguém iria. Seria a vergonha dos que também se deslocavam ao poço? Seria o medo da repreensão? Ou apenas o desejo de estar só? Algo a teria motivado a ir naquele horário incomum, mas o que ela não sabia é que isso acabaria a levando ao encontro com o próprio Messias.


O diálogo entre os dois se inicia com Jesus pedindo água a ela. Quando ela percebe que Ele era Judeu, ela começa a questionar porque Ele pediria água a ela que era Samaritana (Jo 4:7-9). Jesus afirma em sua resposta três questões: Primeiro que a Samaritana não sabia o que Deus podia entregar a ela. Segundo que ela não sabia quem era Jesus. E terceiro que se ela pedisse à Ele, ela receberia Dele água da vida (Jo 4:10). Ao ouvir a resposta de Jesus a Samaritana traz outro questionamento, e é surpreendida ao ouvir que Ele daria a ela água pela qual ela jamais voltaria a sentir sede, e que apesar dela não conhecer a Cristo, Ele não somente já a conhecia, como também trouxe à tona o erro dela que provavelmente a estava incomodando (Jo 4:11-19). Não com o propósito de repreendê-la, mas para tratá-la.


O encontro de Jesus e a mulher Samaritana acontece por etapas. Primeiro a mulher trata Jesus de forma religiosa, o olhando apenas como um Judeu (Jo 4:9). Depois ela questiona sobre Sua capacidade em lhe dar algo que aparentemente Ele não podia dar a ela (Jo 4:11-12). Terceiro ela manifesta sua sede e o desejo em beber da água que Jesus lhe ofereceu (Jo 4:15). E por fim ela revela a verdade sobre o seu erro e admite que Jesus era o Messias (Jo 4:16-19). Jesus não está à procura de fontes, ele procura por aqueles que tem sede. Se pedires a Cristo, Ele lhe dará água da vida. Quando há o encontro com o Messias, a verdade vem à tona, o medo e a vergonha vão embora. Portanto, deixe ser tratado por Cristo igual a mulher Samaritana fez. Tenha sede de Deus, e o adore em Espírito e em Verdade.

Comments


bottom of page