Autogoverno
- Igreja Palavra da Vida
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Prª. Tony Martins
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 14 de outubro de 2018.
Provérbios 25: 28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.
Autogoverno, domínio próprio, ou também conhecido como controle emocional, é um princípio bíblico e fruto do Espírito Santo (Gl 5:22-23). O domínio próprio é a capacidade de se auto governar, e esse princípio costuma ser um grande desafio para muitas pessoas. Em Provérbios 25:28 o autor compara um homem que não consegue dominar seus próprios sentimentos à uma cidade desprotegida e sem muros, ou seja, quem não exerce autogoverno tende a sofrer mais por ser mais vulnerável.
Em Gn 1:26 fala sobre o momento da criação do homem, quando Deus declara que o ser humano sujeitará e dominará sobre toda a terra. Portanto, se foi entregue a nós o poder de dominar todas as coisas, isso inclui também dominar a nós mesmos, ou seja, temos o poder de dominar nossas vontades, desejos, sentimentos e emoções que nos atrapalham a viver uma vida plena e abundante diante de Deus (Jo 10:10).
Somos seres racionais porque nos foi entregue a capacidade de raciocinar para decidir, e é a partir de uma decisão que podemos exercer o autogoverno. Nós recebemos de Deus o poder de governar, mas somos nós que decidimos se tomamos pose ou não do domínio que nos foi entregue. Em Rm 12:2 o autor afirma que não devemos nos conformar com as coisas deste mundo, mas que devemos trazer a transformação através da renovação de nossas mentes. Todos os sentimentos, emoções, e desejos partem primeiramente de um pensamento, ou seja, da nossa mente. É por isso que exercer o autocontrole e dominar a si mesmo só é possível através de uma mente renovada e limpa de todo mal pensamento.
Se cremos que existe um Deus que nos deu autoridade para pisar em serpentes e escorpiões, e ainda assim não sofrermos nenhum mal (Lc 10:19), então poderemos ser como o monte de Sião, que jamais será abalado (Sl 125:1). Creia na luz da palavra que Deus já te deu o controle sobre todas as coisas, inclusive sobre você mesmo. Tome pose da autoridade e domínio entregue em suas mãos e exerça o autocontrole na sua vida. Não permita que o passado te oprima, que o presente te perturbe, e que o futuro te atormente. Creia que o Deus do impossível já nos abençoou com Seu Santo Espírito (At 1:8), e por isso em Cristo podemos todas as coisas.
Comments