Eu Decido!
- Igreja Palavra da Vida
- 4 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Algenir Soares
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 03 de junho de 2018.
Neemias 1: 3 Eles me contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Contaram também que os estrangeiros que moravam ali por perto os desprezavam. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. 4 Quando ouvi isso, eu sentei e chorei.

Neemias servia ao rei da Pérsia quando recebeu a notícia de que o seu povo estava passando por dificuldades em Jerusalém, e que as muralhas e os portões da cidade estavam destruídos. Ele ficou profundamente abalado com a notícia, chorou e ficou alguns dias sem comer nada. Foi aí que ele foi impulsionado a tomar algumas decisões.
Decidiu chegar-se a Deus – Neemias toma a decisão de se colocar na presença de Deus, e de interceder pelo povo de Israel, como também pelos judeus que haviam saído do cativeiro da Babilônia e tinham voltado a província de Judá. Ele reconheceu os pecados cometidos pelo povo e suplicou a Deus que se lembrasse das Suas promessas (Ne 1:8-9).
Decidiu agir – Neemias, movido pelo amor que tinha por seu povo, se coloca na presença de Deus e pede que Deus o abençoe na decisão que ele havia tomado de pedir ajuda ao rei (Ne 1: 11). Nesse tempo Neemias era cativo na Pérsia, porém ele possuía posição de destaque como um servo próximo e de confiança do rei. Deus escuta suas preces e fez com que o rei tivesse compaixão de Neemias e que o ajudasse a reconstruir a cidade de Jerusalém (Ne 2:1-8).
Decidiu semear – Neemias mesmo com medo (Ne 2:2) teve ousadia de pedir que o rei Persa o ajudasse a reerguer a cidade de Jerusalém. E com a benção de Deus, ele se entrega por inteiro nesse projeto. Neemias convenceu os judeus a erguerem novamente os muros e portões da cidade, e animava a todos para que se colocassem em defesa contra quem tentasse frustar os seus planos. Durante o dia trabalhava nas muralhas e pela noite servia como vigia da cidade (Ne 4:21-23). Ele não descansou até conseguir reconstruir os muros em impressionantes 52 dias (Ne 6:15).
Decidiu Crer – A decisão que Neemias tomou de voltar à cidade de Jerusalém para reerguer seus muros incomodou alguns homens. E esses homens zombavam dizendo que o povo de Israel não teria forças para reconstruir aquela cidade (Ne 4:1-3). Quando os inimigos viram que a construção estava progredindo, prepararam um ataque para deter os judeus. Neemias se colocou na frente do povo e declarou para não temerem a ameaça, pois Deus lutaria por eles (Ne 4:20). Neemias acreditava que Deus estava cumprindo sua promessa e que Ele protegeria seu povo.
Nós somos os donos das nossas decisões, e são as nossas decisões que podem nos levar a vitória para crescimento do reino de Deus. Decida hoje viver para Aquele que morreu e ressuscitou por você.
Comments