top of page

Fazei isto em memória de Mim

Ministrante: Pr. Sebastião Gomes

Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 20 de maio de 2018.


Hebreus 10:1-39

Por que Jesus pediu que praticássemos o ato da ceia em sua memória? Ler I Co 11:23-26 O que acontece com quem peca de propósito após receber o conhecimento da verdade? Ler Hb 10:26-31

O autor que escreveu está carta aos Hebreus enfatizou o papel do sacrifício de Jesus Cristo por nós, e relembrou que, os sacrifícios antes feitos com animais eram somentes sombras frente ao que estaria por vir, pois seriam apenas uma projeção que ficaria para trás. Visto que, Deus acabou com todos os sacrifícios antigos e pôs no lugar o sacrifício do Cordeiro de Deus que nos purificaria de todo pecado uma vez por todas. “Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas , do seu próprio corpo” (vs. 9-10). Portanto, por meio de Jesus foi feito um novo e vivo caminho, pelo qual podemos alcançar perdão e graça.


O sacrifíco anual de um animal não retirava os pecados de ninguém, porém esses sacrifícios acabavam fazendo com que as pessoas lembrassem dos seus pecados, já o sacrifício de Cristo aperfeiçoa as pessoas que chegam perto de Deus e as purifica de suas iniquidades. Por isso agora, em Cristo temos entendimento que necessitamos do perdão de Deus, processo este construído em nosso íntimo por causa do arrependimento, levando-nos ao perdão e consequentemente ao novo nascimento.


Quando Cristo na ceia com os apostolos falou: “Fazei isto em memória de Mim” (I Co 11:23-26), era para que nós por meio do Seu sacrifício não trouxessemos mais a memória os nossos pecados, mas sim a remissão deles, o perdão de Deus a nós concedido através do corpo e do sangue de Jesus. Por vezes é necessário que o Espírito Santo venha nos chamar atenção para que nos lembremos daquilo que é eterno. O conselho de Jesus de praticarmos o ato de ceiar em sua memória se torna indispensável a nós, assim traremos sempre a memória o amor de Deus por nossas vidas.


Por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio do Seu corpo Ele nos abriu um novo e vivo caminho. Pois ele mesmo se tornou um Grande Sacerdote que nos conduz a casa de Deus. “Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas” (vs. 22-23). Que cada um de nós avalie a si mesmo e coma do pão e beba do cálice (I Co 11:28), “pois se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados” (vs. 26).

Kommentarer


bottom of page