Fora do Alcance das Crianças
- Igreja Palavra da Vida
- 3 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Algenir Soares
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 30 de setembro de 2018.
Efésios 4: 11 Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. 13 Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. 14 Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamento de pessoas falsas.

Na carta aos Efésios o autor descreve que no Corpo e Igreja de Cristo foram distribuídos dons as pessoas que conduziriam o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de que todos tivessem uma única fé e conhecimento em Cristo. Para que assim todos crescessem, alcançando maturidade espiritual, e deixando de ser como crianças, que em certas questões são imaturas e frágeis, e conseguem ser enganadas facilmente por qualquer falso ensinamento.
Nós recebemos o direito de filhos de Deus (Jo 1:12-13) – Para todo aquele que creu no Filho do Homem, foi dado o direito de ser filho de Deus. Isso significa que estamos debaixo dos cuidado do Senhor, pois Ele é o nosso Pai. E todo bom pai deseja ver seu filho crescer e amadurecer, se tornando uma pessoa sábia, justa, obediente e honesta.
Todo filho é dono de tudo que é do pai (Gl 4:1-7) – Se um pai é dono de uma propriedade, o seu filho também é considerado dono. Porém enquanto o seu filho for criança, aquela propriedade não será colocada sob os seu domínio, pois uma criança não tem maturidade nem conhecimento suficiente para gerenciar um negócio. Mesmo o filho sendo também dono, ele só terá o controle do que de fato é dele, quando este se tornar um adulto maduro.
Atitudes infantis nos impedem de alcançarmos a altura espiritual de Cristo (1 Co 13:11) – Nós como filhos de Deus somos também seus herdeiros. Porém, mesmo sendo filhos podemos ainda estar na postura de criança, e por isso não recebemos a benção ou liberdade que se espera. Em 1 Tm 3:6 o autor mostra que uma pessoa nova na fé não é aconselhada a estar na frente, por exemplo, de uma liderança, pois o seu orgulho a levará a condenação. Da mesma forma, um filho de Deus que se comporta como um imaturo na fé, não poderá receber aquilo que já é seu por direito, pois as suas próprias vontades ainda o cegam, e o impedem de viver a plena vontade de Deus.
Amadureça para tomar posse daquilo que já é seu (1 Co 3:2-4) – Deus ama seus filhos e por isso quer que todos cresçam espiritualmente. Livremo-nos pois da postura infantil que porventura ainda possa existir. Nos alimentemos com o alimento sólido e propício. Sejamos humildes e tementes a Deus, pois somente com uma postura de filhos maduros, é que teremos aptidão de entender que tudo vem de Deus e que nada depende de nosso próprio esforço.
Comments