Fora do Alcance das Crianças – Parte II
- Igreja Palavra da Vida
- 31 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Algenir Soares
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 28 de outubro de 2018.
Hebreus 5: 12 Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. 13 E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. 14 Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.
Uma criança quando nasce precisa consumir exclusivamente o leite materno até o sexto mês de vida. E esse requisito é extremamente necessário para o correto desenvolvimento do bebê. Entretanto, nenhum recém-nascido poderá ingerir quaisquer outros tipos de alimentos nos primeiros meses de vida, porque a introdução precoce de outros alimentos aumenta o risco de mortalidade como consequência de uma menor ingestão dos fatores de proteção existentes do leite materno.
Alimento sólido não poderá ser consumido por uma criança (Hb 5:12-14) – Uma criança começará ingerir alimentos mais sólidos a medida em que ela for se desenvolvendo, e assim seu organismo receberá e pedirá por outros tipos de alimentos, e ela não mais precisará que alguém à alimente, pois ela mesma aos poucos conseguirá se alimentar sem nenhuma ajuda. Da mesma forma funciona no Reino Espiritual, uma pessoa nova na fé precisa de ajuda para ser alimentada, e é necessário o consumo desse leite pois ainda é uma criança. E somente depois que sua vida cristã for desenvolvida que ela conseguirá se fortalecer sem precisar mais de ajuda porque saberá buscar seu próprio alimento.
Maturidade conduz a um perfeito crescimento Espiritual (Ef 4:11-14) – Como poderá então uma pessoa chegar ao perfeito crescimento espiritual? Quando a pessoa deixar de ser uma criança que não consegue diferenciar o alimento bom do ruim, e começar a entender o que é ou não bom para a sua vida. E isso só poderá ser determinado através da maturidade adquirida pela busca constante do perfeito alimento. Mas para isso é preciso deixar ser cuidado.
Arrependimento define o desenvolvimento de um cristão (2 Pe 3:9) – Uma pessoa quando alcança uma maturidade, entende que suas ações sempre gerarão consequências, sendo elas boas ou não. Todo adulto já foi uma dia criança, e toda criança de uma forma ou de outra acaba enfrentando fases de comportamentos imaturos. Cabe a nós cristãos refletirmos se já alcançamos a maturidade desejada ou se vivemos ainda como uma criança que precisa de leite para se alimentar. Sejamos maduros na fé para saber perdoar ao próximo quando somos machucados, agir com temor e sabedoria em momentos de prova, e principalmente saber amar acima de qualquer circunstância, para que o arrependimento nos desenvolva como cristãos maduros na fé.
Commentaires