top of page

Na Casa do Pai

Ministrante: Diácono Paulo Roberto

Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 12 de agosto de 2018.

Lucas 2: 40 O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 42 Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa da Páscoa em Jerusalém, conforme o costume. 43 Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. 45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. 46 Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. 48 Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: "Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura". 49 Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? "

Em qual lugar nós estamos? Se Jesus é o único caminho que nos leva para o Pai. Ler Jo 14:4-6

Diante dos cuidados de José e Maria, Jesus crescia e se fortalecia enchendo-se de sabedoria (Lc 2:40). Quando Jesus havia completado doze anos de idade, ele permaneceu em Jerusalém enquanto seus pais voltavam para a cidade de Nazaré sem que eles percebessem que o menino não estava os acompanhando. Após três dias de viagem, seus pais o encontram no templo sentado entre os doutores e mestres. Perplexos, eles questionam porquê ele havia ficado em Jerusalém. E o menino Jesus responde que ele estava no lugar onde deveria estar, na casa de seu Pai.


Jesus sempre teve o entendimento que o lugar onde ele deveria estar era na casa do Pai, pois ali ele se fortalecia em sabedoria, e ali os homens contemplavam admirados seu crescimento, não somente em estatura, mas também em Graça (Lc 2:47). Portanto, se o nosso alvo é nos encontrarmos face a face com o Senhor, nós temos que nos questionar: Em qual lugar nós estamos? Estamos caminhando nos caminhos do Senhor? (Jo 14:4-6). Nós estamos crescendo em Graça diante de Deus e dos homens? (Lc 2:52). Estamos sendo uma boa referência para esta geração? (1 Pe 2:9).


O pai que teme à Deus educará seus filhos no caminho do Senhor (Pv 22:6). Todos os que são pais devem se preocupar em guiar os seus filhos na casa de Deus, ensinando os Seus princípios e ordenanças. Nós como igreja do Senhor, recebemos autoridade nesta terra. Aquilo que ligarmos na terra será ligado nos céus (Mt 18:18). Portanto, se um pai abençoar o filho em terra, este filho será abençoado nós céus. Que o cuidado e preocupação com o crescimento dos filhos seja realidade em nossas vidas. Para que, assim como Jesus, eles cresçam e se fortaleçam em sabedoria e Graça dentro da casa do Pai.


Nós temos que ter o mesmo sentimento de Cristo (Fp 2:2), que em tudo era obediente a seus pais (Lc 2:51). Pois se meu pai terreno não me ver como um bom filho, como é que o Pai celestial me ver? Como poderemos amar a Deus se não amarmos nossos pais? Que nosso desejo e vontade seja sempre estar na casa de Deus, recebendo de suas palavras e nos fortalecendo em sabedoria e Graça. Para que diante dos homens possamos ser admirados, e todos possam contemplar as obras que o Senhor tem feito em nossas vidas.

Comments


bottom of page