Participante dos Sofrimentos de Cristo
- Igreja Palavra da Vida
- 12 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Ministrante: Diácono Paulo Roberto
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 09 de setembro de 2018.
Filipenses 3: 10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da Sua ressurreição. Quero também tomar parte nos Seus sofrimentos e me tornar como Ele na sua morte.
O apostolo Paulo traz na carta aos Filipenses uma exortação, lembrando-os que a confiança da salvação não podia ser depositada na própria carne, mas sim na fé que eles possuíam em Cristo Jesus por causa do Seu sacrifício. O apostolo Paulo se preocupa em orientá-los para que tivessem cuidado com pessoas que apresentam um evangelho fácil para se chegar a salvação. O povo em Filipos estava seguindo algumas diretrizes que desviavam do foco. Os falsos obreiros, citados na carta por Paulo (Fp 3:2-3), pregam um evangelho fácil, onde a salvação é conquistada pelo circuncidar da carne, por ser descendência de Abraão. Entretanto, a salvação vem pela fé na obra de Jesus, que foi obediente até a morte, e morte de Cruz, rejeitando a Sua vontade humana para fazer a vontade do Pai.
“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” (Fp 3:7). Apostolo Paulo também relata que todas estas coisas, que ele de forma religiosa considerava como ganho, passou a ser vista por ele como perda. Ele abandonou práticas religiosas, se desprendendo do seu status quo para seguir a Jesus, abandonando seguimentos terrenos por amor a Cristo. “Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito, e essa aceitação vem de Deus” (Fp 3:9). Paulo abandonou tudo para poder conhecer o poder da ressurreição que vem de Cristo, e esse é o alvo para onde se prossegue (Fp 3:10).
“Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da Sua ressurreição. Quero também tomar parte nos Seus sofrimentos e me tornar como Ele na Sua morte” (Fp 3:10). Como é que nós participamos nos sofrimentos de Cristo? Quando negamos as nossas próprias vontades e desejos, quando deixamos de lado nossas aparências para seguir o alvo que é Cristo, com a certeza que no final da caminhada alcançaremos o prêmio da vitória (Fp 3:14), que é viver com Cristo em Sua ressurreição, porque um dia sofremos e morremos com Ele semelhante a Sua morte (Rm 6:4-5). Ser participante dos sofrimentos de Cristo, é se tornar imitadores de Jesus e sofrer com o que Ele sofreria.
Nós temos que morrer para o pecado, pois quem crer e for batizado será salvo (Mc 16:16). A vontade de Deus é de religar o homem a Si mesmo, por intermédio do sacrifício de Jesus, para que o Espírito Santo pudesse vir e transformar a nossa carne condenada, em um corpo glorificado igual ao de Jesus ressurreto. Agora, já que Cristo vive em nós, temos que tomar parte nos Seus sofrimentos e nos identificar com a Sua morte para o pecado, para poder alcançar o prêmio da vida eterna. Neste sentido, abandonemos o que ficou para trás, perdoando como fomos perdoados, para que nenhuma raiz de amargura nos afaste da graça de Deus, pois Deus não se agrada dos que recuam para a perdição, mas se agrada dos que avançam para o alvo que é Cristo, a nossa esperança.
Comments