Pelo caminho
- Igreja Palavra da Vida
- 4 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Thiago Serejo
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 02 de dezembro de 2018.
Números 13: 27 E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde há leite e mel com fartura! Aqui estão alguns frutos dela. 28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão”. 30 Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”
Depois de tantos anos andando pelo deserto, os israelitas finalmente haviam chegado a terra de Canaã. Moisés então envia um homem de cada tribo, sendo os escolhidos os príncipes entre eles, para que estes espiem a terra prometida (Dt 13:1-20). Foram doze homens que exploraram todo território de Canaã por quarenta dias. Todos eles viram as belezas do lugar, a fartura que possuía a terra, e a grandeza dos seus frutos. Porém, dos doze, apenas dois deles voltaram encorajando o povo a conquistar a terra que Deus já havia prometido entregar em suas mãos. Os outros dez foram vencidos pelo medo, quando avistaram tropas grandes, gigantes e cidades fortificadas.
Muitas vezes esquecemos das promessas do Senhor sobre os Seus filhos, e deixamos que os gigantes que aparecem pelo caminho nos amedrontem. Todos os homens que foram observar Canaã, eram considerados príncipes, não por conta de um fator hereditário, mas porque todos foram considerados como tais por suas qualidades, como a inteligência, a força, a perspicácia e a coragem. Os doze eram os melhores de cada tribo, mas as suas qualidades não foram suficientes para permitir que eles se colocassem em total dependência de Deus. Os dez homens olharam com olhos humanos para o que havia no caminho, e se esqueceram que essa luta não dependeria deles mas sim que Deus lutaria por eles. Acabaram deixando o medo dos gigantes vencer o propósito de tomar pose da terra prometida.
O povo de Israel já havia visto muitos milagres e maravilhas no decorrer do caminho, Deus se manifestava de todas as formas para eles. Porém, eles se esqueceram de tudo que havia acontecido, foram ingratos com o que Deus havia feito ao seu povo, e foram incrédulos duvidando da vitória sobre a terra prometida (Dt 14:1-4). Porém, Calebe e Josué, eram diferentes. Eles viram as mesmas coisas que todos os outros dez homens, mas em nenhum momento se deixaram abater e se amedrontar pelos obstáculos que haviam no caminho, porque criam que o Deus que os guiava, já tinha entregue a vitória em suas mãos. Porque essa era a promessa de Deus, e Ele seria fiel e justo para cumprir.
Sejamos como Calebe e Josué, que mesmo após a revolta do povo, permaneceram firmes no propósito, confiando em Deus e nas Suas promessas (Dt 14: 1-9). Estejamos com olhos espirituais atentos para aquilo que Deus quer nos apresentar pelo caminho, e que possamos sempre lembrar dos grandes feitos de Deus em nossas vidas.
Comments