Princípio da Substituição
- Igreja Palavra da Vida
- 16 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Sebastião Gomes
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 15 de julho de 2018.
Hebreus 9: 11-28 12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção. 13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Quando o homem desobedeceu a Deus, recebeu para si o castigo da morte (Gn 2:17). Mas Deus revelou o Seu projeto de Salvação desde a queda de Adão e Eva, e com Sua misericórdia e poder cobriu a nudez dos dois com peles de animais (Gn 3:21). Este foi o primeiro sacrifício de animal revelado na bíblia, feito com o propósito de transferir a iniquidade do homem para o sangue do animal, porque o pecado seria selado pela morte, e foi através da morte e sangue de um animal que naquele momento a iniquidade de ambos foi coberta.
Desde então Deus tem revelado e confirmado Seu projeto de Salvação. Abel ofereceu em sacrifício a Deus as melhores partes do primeiro carneirinho nascido do seu rebanho (Gn 4:4). Ao sair da arca, Noé ergueu um altar e ofereceu a Deus uma oferenda (Gn 8:20-22). E Abraão entregou o cordeiro que estava amarrado no arbusto como um holocausto no lugar da vida de Isaque (Gn 22:13). Em Êx 12:1-14 mostra a história acerca do sinal que livraria da morte a casa de cada hebreu, sinal este feito com o sangue de um cordeiro sacrificado para este propósito. Em Lv 5:17-19 mostra a ordenança acerca dos sacrifícios de animais que seriam feitos para tirar a culpa de pecados.
Assim como pela lei (Hb 9:22), os sacrifícios de animais eram feitos para substituição dos pecados, agora pela graça nós somos purificados de todo pecado através do Sangue de Jesus. Pois “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para Si mesmo um povo particularmente Seu, dedicado à prática de boas obras” (Tt 2:14). E se o sangue de animais antes nos tornavam exteriormente puros, agora pois o Sangue de Cristo purifica nossa consciência de atos que nos levariam à morte (Hb 9:14).
Cristo veio a nós como o grande Sumo Sacerdote, que entrou no mais perfeito tabernáculo com o Sangue do Seu próprio sacrifício, não para ser oferecido inúmeras vezes como os holocaustos de animais que eram oferecidos para substituição de pecados, mas Ele se entregou de uma vez por todas para aniquilação das nossas iniquidades (Hb 9:24-28). A palavra “Cordeiro” é anunciada 27 vezes no livro de Apocalipse, manifestada na profecia de Isaías (Is 53:7) e proclamada por João Batista ao ver Jesus (Jo 1:9). O sacrifício de Cristo, o Cordeiro, é o projeto de Salvação que Deus criou para poupar Seus filhos do castigo da morte eterna. Pois, não há em nós nenhum meio de sermos justos, a não ser através Dele.
Comments