Se não fosse o Senhor
- Igreja Palavra da Vida
- 5 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Ministrante: Pr. Algenir Soares
Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 02 de setembro de 2018.
Salmos 124: 1 Se o Senhor não estivesse do nosso lado 2 quando os inimigos nos atacaram, 3 eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós; 4 as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado; 5 sim, as águas violentas nos teriam afogado! 6 Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles. 7 Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos. 8 O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.
No Salmos 124, o autor manifesta sua gratidão e exalta o nome do Senhor por tê-los livrados do mal. Quando Davi escreveu este Salmo, o povo de Israel já possuía uma rica história de livramentos dados pela mão de Deus. O povo já tinham sido oprimidos por várias outras nações, tinham sido feitos escravos no Egito, e Deus com sua infinita misericórdia e poder, os livrou e impediu de serem consumidos.
Em Êx 14:21-29 mostra o livramento que tiveram o povo hebreu da perseguição dos egípcios, quando Deus os fez atravessar o mar vermelho em terra seca, causando confusão nos carros de guerra do povo inimigo, voltando a fechar o mar sobre eles. “Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios. Israel viu o grande poder do Senhor, o temeu e pôs Nele a sua confiança” (Êx 14:30-31).
Daniel é um exemplo de cuidado e proteção de Deus. Em sua história pode-se ver vários livramentos que Deus deu a ele. Quando Daniel se encontrava na cova dos leões, vítima de uma cilada de homens que planejavam o seu mal, Deus o protegeu, e o manteve vivo e ileso durante todo o tempo que esteve preso junto com os leões (Dn 6:1-28). “O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus” (Dn 6:22). Quando Daniel foi lançado na fornalha junto com seus amigos, ele creu que todos eles seriam salvos, pois Deus os livrariam de serem consumidos. “Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei.” (Dn 3:17).
Deus sempre está ao lado daqueles que clamam por Ele. Deus mostra Seu poder e misericórdia em todo o tempo para com o Seu povo. Ele nos libertou do império das trevas quando enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar (Cl 1:13). Foi a Sua vontade que fez a armadilha preparada para nós se quebrar (Sl 124:7-8). Jesus nos libertou, como a um pássaro da armadilha de passarinheiro. Portanto, siga sempre confiante de que Deus está repousando os olhos sobre aqueles que o amam, e que no momento certo Ele providenciará o auxílio, assim como fez na vida de Daniel, e de todo o Seu povo. Pois o nosso socorro vem do Senhor Deus, que fez os céus e a terra.
Comments