top of page

Gratidão de Jó

Ministrante: Pr. Sebastião Gomes

Mensagem ministrada na Igreja Palavra da Vida em 16 de dezembro de 2018.

1 Tessalonicenses 5: 18 Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Você permaneceria firme e grato a Deus mesmo se perdesse tudo que você tem e ama? Ler Jó 1:20-22

Jó era um homem íntegro, fiel, e temente a Deus. Ele era extremamente rico e próspero, porém amava a Deus, era honesto e fugia do mal. Ele cobria seus filhos de oração e protegia sua família. Jó era um padrão de boa referência em toda a terra. A fidelidade e gratidão de Jó a Deus se manteve firme além dos momentos de fartura e prosperidade. Jó perdeu ovelhas, bois, camelos, servos e todos os filhos e filhas, tudo de uma só vez, mas ainda assim, diante da circunstância da perda e da dor, ele permaneceu fiel e grato a Deus, pois ele acreditava que nasceu sem nada e poderia morrer sem nada, e ainda assim continuaria sendo agraciado por Deus (Jó 1:21-22).


Jó é um exemplo de perseverança e gratidão, porque em meio a tão grande perda ele não se voltou contra Deus. Muitos conseguem ser gratos diante das bênçãos e da prosperidade, mas quando são colocados em prova em meio a circunstâncias delicadas, as vezes a fraqueza toma de conta e se torna difícil ser grato. Mas Jó se manteve firme com sua fidelidade e gratidão a Deus. Dele foi tirado as riquezas, o seu instrumento de adoração (animais que eram usados como ofertas e sacrifícios a Deus), as pessoas que ele mais amava e até mesmo a sua saúde. É difícil de se imaginar numa situação de grande perda como a de Jó, mas a história dele foi contada para nos mostrar que não importa as circunstâncias, devemos em tudo ser gratos a Deus, pois cremos que a graça de nosso Deus e Senhor nos basta, e que tudo coopera para aqueles que amam a Deus (Rm 8:28).


O fato de Jó continuar fiel e grato a Deus, não o impedia de estar sofrendo. É inevitável não se deparar com a tristeza e a dor diante de tão grande perda. Devemos entender que as dores e as circunstâncias difíceis não se apartarão de nós até a vinda do nosso Salvador, mas devemos sempre nos manter gratos a Deus, e compreender que não há dádiva maior que a Graça do Senhor derramada sobre nossas vidas, e que não há sofrimento ou dor que seja maior que esse presente que nos foi entregue pelo Sacrifício de Cristo Jesus. Jó em nenhum momento foi desamparado, e como prova do cuidado de Deus, Jó teve restituído em dobro tudo o que ele havia perdido (Jó 42:10).


Sejamos gratos como Jó, que manteve sua fidelidade além das circunstâncias e da dor. Mesmo que pessoas se levantem desejando que venhamos fraquejar e amaldiçoar nosso Deus, assim como aconteceu com Jó (Jó 2:9-10), que sejamos firmes e lembremo-nos das promessas do nosso Senhor. Pois não há nada que poderá nos afastar do Seu amor (Rm 8: 35).

Comments


bottom of page